O destaque que as fibras alimentares vêm ganhando no mercado da alimentação saudável é nítido. Mas, por quê? Qual é o diferencial dessa substância e a importância dela em alimentos industrializados? Como a fibra pode ajudar na venda de alimentos e como encontrar fornecedores de fibras de qualidade? Acompanhe o conteúdo completo e entenda.
Dentro do mercado de alimentação saudável alguns apelos ganham destaque. A alimentação rica em fibras é um desses segmentos com mais adeptos ano após ano. Pesquisas mostram cada dia mais a preocupação dos consumidores com a alimentação para a conquista de mais saúde.
Segundo pesquisa da Nielsen, os consumidores buscam por alimentos funcionais, que fornecem benefícios, reduzindo o risco de doenças e melhorando a saúde. Assim os alimentos com ingredientes ricos em fibras é a escolha de 36% dos consumidores.
Já uma pesquisa da Mintel apontou que 68% dos consumidores consideram o café da manhã a refeição mais importante e propícia para ser saudável. Destes, 52% já tentaram consumir alimentos ou bebidas ricos em fibras nessa refeição.
As fibras são substâncias presentes principalmente em vegetais. Essas substâncias não são digeridas no sistema gastrointestinal e por chegarem quase intactas no intestino elas trazem grandes benefícios para a organismo de quem consome.
As fibras são caracterizadas de acordo com sua solubilidade. São divididas entre fibras solúveis e insolúveis. As fibras solúveis são substâncias que se dissolvem em água, formando um gel no intestino e reduzindo o esvaziamento gástrico. Já as fibras insolúveis não absorvem água o que faz com que não sejam fermentadas facilmente, facilitando o funcionamento do intestino.
As fibras têm o poder de carregar os resíduos alimentares e a gordura excedente na alimentação pelo intestino, baixando o nível de colesterol. Também tornam a entrada da glicose na corrente sanguínea mais lenta e ajudam na formação de ácidos graxos que previnem doenças cardíacas.
Além de tantos benefícios as fibras são substâncias extremamente funcionais, promovem a regulação do trânsito intestinal, diminuindo a constipação, tornando a digestão mais lenta, contribuindo com a melhor absorção de nutrientes e na saciedade prolongada. Elas possuem ainda um grande efeito positivo sobre a mucosa e microbiota intestinal, fortalecendo as bactérias benéficas que são essenciais para o órgão.
Todos esses benefícios são oportunidades essenciais para atuar no mercado funcional com alimentos ricos em fibras. As fibras apresentam grande versatilidade de aplicação com possibilidade de enriquecimento em diversos alimentos.
Entre os principais alimentos estão:
A Milhão Ingredients, fornecedora de fibras e ingredientes GMO Free, desenvolveu a FibraMix, uma fibra de milho insolúvel, natural, GMO FREE, Gluten Free, composta por 60% de fibra alimentar. Apresenta excelente desempenho, custo benefício e vem ganhando força no enriquecimento de alimentos.
A FibraMix apresenta grande vantagem competitiva comparada às fibras de aveia, bambu, maçã e trigo, sendo uma ótima opção para substituição em formulações. “Além da funcionalidade relacionada a saúde na questão de busca de uma vida mais saudável, as fibras também têm outros atributos que podem ser explorados pela indústria alimentícia, tais como: melhorador de textura, agente de corpo, no controle de umidade, no desenvolvimento de coloração e principalmente sua ação antioxidante”, explica Celso Ramos, Superintendente de P&D da Milhão.
Notícias | 01 de março de 2021
Ingredientes exclusivos: saiba como desenvolver novas soluções