Gluten Free: um mercado a ser explorado pelas indústrias alimentícias

Matéria por Equipe Milhão Corn Ingredients
14/06/2019

O glúten é uma proteína encontrada em grãos como o trigo, a cevada e o centeio. Muito utilizado na fabricação de pães, biscoitos e macarrão o glúten tem a função de garantir maior elasticidade às massas para serem trabalhadas sem quebra e para aumentar o seu crescimento.

Porém, essa proteína se transforma em uma espécie de goma que adere às paredes do estômago gerando grande desconforto em muitos consumidores. Algumas pessoas desenvolvem alta sensibilidade ao glúten se tornando até mesmo intolerantes a essa proteína. A saída é adotar uma dieta glúten free.

Essa também é escolha de pessoas que buscam por mais saudabilidade já que garante, segundo nutricionistas, um melhor funcionamento do corpo auxiliando também no emagrecimento. Isso porque os nutrientes dos alimentos conseguem ser melhor absorvidos no intestino, já que não são barrados pela goma que o glúten desenvolve no organismo.

Mercado

Uma pesquisa realizada no Brasil com mais de 1900 consumidores pela Mintel constatou que a busca por uma dieta livre de glúten tem aumentado ano após ano. Em 2018 mais de 85% dos entrevistados ou seus familiares seguiam uma dieta livre de glúten.  A adoção dessa dieta tem sido ocasionada na maioria das vezes por uma necessidade, após o diagnóstico da doença celíaca ou da sensibilidade à proteína.

Os produtos sem glúten têm a maior previsão de crescimento no mercado de alimentação saudável segundo pesquisas. As vendas aumentarão entre 35% e 40% ao ano até 2022.

O melhor ingrediente sem glúten 

É possível substituir alimentos com glúten por outros totalmente livres da proteína. O milho é uma das principais opções para dietas glúten free. Sua versatilidade para compor vários produtos alimentares o torna uma excelente escolha. Optar pelo milho e seus derivados na preparação dos alimentos garante que fibras e proteínas sejam mais consumidas.

A Milhão Corn Ingredients oferece a farinha de milho amarelo e branco além de diversos outros derivados do milho, todos glúten free e GMO FREE. Os produtos da Milhão podem ser direcionados em aplicações que substituem a farinha de trigo como a farinha pré-gelatinizada (FecoGelMix), um ingrediente com diferenciais tecnológicos que permitem sua aplicação na produção de massas, molhos, mingaus, cervejas e outros.

O milho fornece energia, pois é fonte de carboidratos, rico em vitamina E e carotenoides, que são substâncias químicas tetraterpênicas, atuantes na proteção da saúde dos olhos. Engana-se quem pensa que ao optar por uma dieta gluten free, terá de abrir mão de massas. A farinha de milho amarelo é indicada exatamente para esses alimentos, além de ser matéria-prima para panificados e instantâneos. Já a farinha de milho branco é mais indicada para panificados e sobremesas já que possui sabor e textura mais suaves.

Certificação Gluten Free

A Milhão é certificada pela Food Chain ID como indústria Glúten Free. Esse certificado confirma a ausência de Glúten nos produtos e em todos os processos da nossa indústria e é emitido seguindo o Padrão de Certificação FoodChain ID Gluten-Free.

Esse selo conquistado é mais uma garantia dos processos seguros e de qualidade em que se baseiam a atuação da Milhão no mercado de saudabilidade, aque abrange vários segmentos da indústria alimentícia e garante ingredientes saudáveis e sustentáveis para todo tipo de consumidor.

Você já tem uma linha ou produto livre de glúten no portfólio? Fale com o nosso especialista e conheça esse mercado promissor.

Converse agora com o nosso especialista

MilhãoNotícias › Mercado

Veja outras notícias

Mercado | 01 de abril de 2020

Fubá Mimoso: saiba como esse produto pode ajudar nas suas vendas

Notícias | 19 de março de 2020

Comunicado – COVID 19 (Coronavírus)

Notícias | 20 de março de 2017

Milhão Ingredients se destaca por certificações de qualidade reconhecidas mundialmente