Conheça as variedades de milho

Matéria por Equipe Milhão Corn Ingredients
6/11/2019

Existem diversas espécies de milho que variam de formato, cor e textura e que são classificados em cinco tipos: duro, doce, pipoca, dentado e mole. Em cada tipo de milho estão classificadas ainda variedades desse tipo. Cada um possui características próprias em seu grão, que é composto por um tecido rico em amido, podendo ser mole ou duro.

Milho Flint ou Duro
O milho Flint ou Duro se enquadra no grupo de milhos de alta qualidade e rendimento para nutrição humana e animal. Por possuir alto desempenho a Milhão Corn Ingredients utiliza o milho Flint para na produção dos seus ingredientes GMO-FREE. Seu grão é duro e vítreo, ou seja, não possui fenda ou sulco como observado em outros tipos de milho. É colhido na fase madura e apresenta coloração laranja-avermelhada. Sua utilização é muito variada, sendo ideal para processos industriais com aplicação na panificação, snacks, condimentos, massas, cervejarias e muito mais.

O Milho Flint se originou na Argentina e tem se tornado o preferido das indústrias na produção de ingredientes-base para seus produtos, sendo ideal para a produção de canjicão, canjiquinha, fubá italiano, grits de milho, farinha de milho pré-gel, xerém de milho, semolina e outros derivados. Porém, escolhendo a melhor variedade do milho Flint com características especiais como cor, dureza e tamanho do endosperma será acrescentada ainda mais qualidade, proporcionando produtividade e maior rendimento industrial.

Milho Flint

Milho de Pipoca
A espiga do milho de pipoca é menor e produz quantidade reduzida de grãos. Possui um grão miúdo, em forma de gota, com tecido duro e podem se apresentar em coloração amarela-alaranjada, branca, azul ou vermelha. Sua principal característica é o seu alto poder de expansão. O teor de umidade presente no grão faz com que, quando seja aquecido, a água se transforme em vapor criando uma pressão que rompe a casca. O amido presente no grão se solidifica em contato com o ar e o torna esbranquiçado. O milho mais comum é o amarelo-alaranjado que se dividem entre o tipo butterfly e mushroom. A Milhão também produz o milho de pipoca tipo butterfly 100% livre de transgênicos, com alto rendimento e com baixo percentual de piruás.

Milho pipoca

Milho Doce
É destinado exclusivamente para consumo humano e conhecido com o milho verde. O grão possui o miolo translúcido, formato arredondado levemente irregular, cor amarela e gosto adocicado. Este milho quando colhido verde é classificado como um legume macio e de fácil digestão. Quando seco apresenta grãos enrugados e seu teor de açúcar aumenta. Faz parte da culinária tradicional familiar e é facilmente encontrado nos mercados in natura na espiga, debulhado ou enlatado. É utilizado na culinária como espiga cozida, em doces, cremes e pamonhas.

Milho doce

Milho Dentado
Possui uma depressão, ou dente, na parte superior do grão causado pelo seu tecido mole. O milho dentado é colhido na fase madura e pode apresentar coloração amarela, branca ou de tons terrosos. Esse milho é muito utilizado na nutrição animal e para produção de xaropes e álcool.

Milho dentado

Milho Mole ou Farináceo
Tem grãos adocicados, macios e de sabor suave, constituídos de tecido mole ou farináceo que pode ser facilmente moído. Pode se encontrar esse milho na cor branca, amarela e azul. Por possuir maior parte de tecido mole é comumente usado para farinhas.

Milho farináceo

A História do Milho
Alguns alimentos consumidos por nós estão presentes no dia-a-dia do homem a milhares de anos. Um deles é o milho, conhecido cientificamente como Zea mays, um dos cereais mais cultivados e antigos do mundo, com 9 mil anos de existência.

Teosinto

O milho é um dos cereais mais antigos do mundo e como a maioria das espécies antigas ele também passou por evoluções. Ele é uma evolução do teosinto, uma planta menor, com espiga mais fina e poucos grãos, ambos fazem parte da mesma família, as GRAMINIAS. George W. Beadle foi quem descobriu que o milho e o teosinto, originário do vale do rio Balsas no sul do México, tinham a genética similares, constatando em sua pesquisa que esse seria o progenitor selvagem do milho.

A idade desse cereal não diminui sua qualidade, pois se trata de um dos alimentos com mais alta versatilidade, podendo ser aplicado em diversos segmentos, além de ser considerado como um dos mais nutritivos alimentos que existem. Ele contém quase todos os aminoácidos conhecidos, além de ser uma rica fonte de energia, proteína, fibra e gorduras boas.

Com tantos benefícios nutricionais e com tanta versatilidade o milho é um dos alimentos mais queridos do mundo! E milho da Milhão Corn Ingredients é especial! Tanto o Flint quanto o de pipoca passam por testes físico-químicos para garantir a sua classificação e por um controle minucioso de produção, do plantio do grão ao beneficiamento industrial, além de testes finais que atestam sua qualidade e segurança.

Conheça nosso portfólio com mais de 30 ingredientes de milho, produzidos com o melhor Flint em diversas granulometrias.

Quero conhecer o portfólio

MilhãoNotícias › Notícias

Veja outras notícias

Mercado | 04 de dezembro de 2019

Pipoca de canjica: saiba seu diferencial e como produzir

Mercado | 21 de novembro de 2019

Alimentação infantil: o cuidado na escolha de ingredientes para baby foods

Notícias | 30 de outubro de 2019

Por que as pulses são consideradas o alimento do futuro?