Por que as pulses são consideradas o alimento do futuro?

Matéria por Equipe Milhão Corn Ingredients
30/10/2019

Ingredientes de pulses de ervilha, grão de bico e lentilha passam a fazer parte do portfólio GMO-FREE

Muito se fala sobre os superalimentos. Eles são nutritivos, capazes de reduzir sintomas de doenças, controlar o peso e ainda contribuem com a natureza, como por exemplo as Pulses. O termo vem do Latim Puls que significa literalmente “sopa grossa” e se refere a leguminosas secas: ervilha, lentilha, grão de bico e feijão são as mais comuns.

As pulses agora fazem parte do portfólio de ingredientes 100% livres de transgênicos (GMO-FREE) da Milhão Corn Ingredients. Essas leguminosas apresentam grandes valores nutricionais e carregam a característica de serem funcionais e versáteis. Proteínas, fibras, lipídios, aminoácidos, ferro, vitaminas e muitos outros nutrientes podem ser encontrados em um único grão dessas leguminosas. Além disso possuem baixos teores de gordura e sódio e não contém colesterol. Por isso, estão se tornando tão populares entre aqueles que prezam por uma alimentação saudável e proteica.

O consumo das pulses vai além das receitas caseiras, elas apresentam grande rendimento industrial, agregando valor nutricional e saudabilidade aos alimentos industrializados, pois se trata de uma proteína vegetal. As aplicações das pulses são diversas, hamburguer vegetal, snacks, massa, sopas, panificados, molhos e sobremesas são algumas das principais.

Outra vantagem das pulses é ser 100% livre de glúten sendo ideal para dietas celíacas, além disso são ideais para a produção de alimentos veganos e seguem a tendência mundial de rotulagem limpa, o clean label.

Todos os benefícios das pulses para a alimentação humana são realmente incontestáveis, a produção desse grupo de alimentos acontece a milhares de anos e ajudam no combate à desnutrição de milhões de pessoas no mundo todo, sendo uma grande aliada da segurança alimentar e da nutrição. Mas essas leguminosas também fazem muito bem para a natureza, isso porque as pulses contribuem para a diminuição do efeito estufa por melhorarem a absorção de carbono e a fixação de nitrogênio no solo. Elas também precisam de menos água durante seu cultivo, evitando o desperdício.

Com todos esses benefícios as pulses são consideradas como um dos alimentos mais nutritivos do mundo e um antidoto natural contra o envelhecimento com a função de renovar as células do nosso corpo, se tornando o alimento do futuro.

A Milhão produz ingredientes à base de pulses de ervilha, grão de bico e lentilha. Confira quais os principais benefícios de cada uma:

PULSE DE ERVILHA
As ervilhas são um sucesso em sabor e nutrição. Elas apresentam excelentes níveis de proteína e são fontes de fibras solúveis, que contribuem no controle do colesterol, evitam os picos de açúcar no sangue e auxiliam no bom funcionamento do intestino. As vitaminas do complexo B, flavonoides, carotenoides, antioxidantes e potássio contribuem para a redução da pressão alta e de câncer, como os de mama e próstata.

Pulse de ervilha

PULSE DE GRÃO DE BICO
Esse é considerado o grão da felicidade, isso porque possui triptofano, um aminoácido que produz a serotonina, substância que garante a sensação de bem-estar. O grão de bico é uma excelente fonte de zinco, potássio, manganês, cálcio, ácido fólico e magnésio, que protege contra a anemia e várias doenças. Dá mais energia, fortalece os ossos e o coração e controla a pressão arterial.

Pulse de Grão de Bico

PULSE DE LENTILHA
A lentilha é considerada o grão da boa sorte, mas longe das crendices de ano novo, quem consome essa pulse tem mesmo sorte. Isso porque tem propriedades anticancerígenas, ajuda a emagrecer com saúde, protege o sistema cardiovascular e é um ótimo alimento para gestantes, pois o folato que compõe essa pulse, cuida do bebê ainda no ventre, prevenindo a má-formação do feto. A lentilha é rica em proteínas e fibras, possui baixo índice glicêmico, vitaminas do complexo B, ferro, potássio e magnésio.

Pulse de lentilha

Conheça nossa linha de Pulses

MilhãoNotícias › Notícias

Veja outras notícias

Notícias | 06 de novembro de 2019

Conheça as variedades de milho

Notícias | 23 de outubro de 2019

O que são alérgenos e onde encontrá-los?

Notícias | 21 de outubro de 2019

O que o GFSI espera de um programa de Food Fraud?